O Serviço Social na Educação

06 de maio de 2009

O profissional de Serviço Social por possuir preparação técnica-metodológica diante das situações da questão social, reforça a importância deste serviço dentro das escolas atuando em uma equipe interdisciplinar, trabalhará não somente com base na política educacional do binômio educando e família. Como também no ramo dos direitos sociais, construção de um projeto político-pedagógico voltado para a ampliação e garantia de direitos. Além de ser um elo na mediação entre os programas de transferência de renda e complementares.

Dentro desta realidade a necessidade de implementar o Serviço Social dentro das instituições de ensino público é tida como uma resposta para minimizar as tensões sociais, como uma importante intervenção junto aos alunos com ações sócio-educativas, palestras quanto aos seus direitos sociais, alternativas de êxito frente aos programas e projetos sociais oferecidos a crianças e adolescentes com perfil para tal. Além da decodificação e encaminhamentos a rede social das diversas demandas sociais, que atualmente é desconhecida da equipe escolar.

A escola hoje, principalmente as públicas, contam com um público fragilizado, vivendo em péssimas condições de vida, sendo fruto da estrutura social vigente, dentro de um mundo globalizado e desigual refletido nas escolas públicas. Diante disso, é preciso estruturar a política educacional de forma ampla e holística frente às transformações sociais desafiadoras. Dentre essas necessidades de trabalho profissional, encontra-se a luta pela inserção do assistente social na esfera educacional de acordo com os Projetos de Lei (PL) nº 3.688 e nº 837 de 05 de julho de 2005.

A presença dos assistentes sociais nas escolas expressa uma tendência de compreensão da própria educação em uma dimensão mais integral, envolvendo ” os processos sócio-institucionais e as relações sociais, familiares e comunitárias que fundam uma educação cidadã, articuladora de diferentes dimensões da vida social como constitutivas de novas formas de sociabilidade humana, nas quais o acesso aos direitos sociais é crucial”.(ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira:2000)

Os problemas sociais não podem ser enfrentados como situações autônomas, sem relação com as causas estruturais que os produzem. Assegurar o direito à educação significa garantir o acesso e a permanência das crianças e adolescentes na escola, discussão que obrigatoriamente, atravessa temas da realidade social, política, econômica e cultural brasileira. É dentro dessa complexidade que devemos buscar cada vez mais a integração das políticas setoriais, o entrelaçamento de respostas ainda hoje muito segmentadas às necessidades sociais, para potencializar os resultados. (QUINTÃO, André)

Conforme afirma Eleni de Melo Silva Lopes (2006) “Cabe salientar que a inserção do Serviço Social na educação contribuirá na garantia da democratização, do acesso do cidadão à educação, na qualidade do ensino e no desenvolvimento cultural do indivíduo. Instalando na escola sua função social na proteção de direitos a crianças e adolescentes conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente e trabalhando com as facetas da questão social dentro das escolas públicas”.

A práxis  profissional do Assistente Social não se limita a  necessidade focal, mas na dimensão holística desta necessidade. No caso da política de educação sua atuação dependerá da intersetorialidade das outras políticas de forma a garantir a participação cidadã em todos os processos ao acesso destes aos seus direitos sociais.

A ação interdisciplinar requer construir uma prática que possa dialogar em todas as dimensões sociais, preparada no fortalecimento das redes de sociabilidade e de acesso aos serviços sociais e dos processos sócio-institucionais. E com a presença do assistente social nesta equipe, tem como proposta, a fundação de uma educação cidadã articulada às relações da vida social favorecendo a efetivação de uma política de educação digna, justa, acolhedora e acessível na defesa dos direitos sociais e humanos.

 

ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira. O Serviço Social na educação. Revista Inscrita, n. 6. Brasília: CRESS, jul. 2000.

AMARO, Sarita Alves et alii. Serviço Social na escola: O encontro da realidade com a educação. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1997.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 9ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 05 jan. 2004.

BOLETIM DE EDUCAÇÃO. Um salto para o futuro. 1998. p.22-42.

CRESS. Assistentes Sociais e Psicólogos nas escolas. Disponível em: <http://www.cress-sp.org.br/index.asp.htm>. Acesso em 29 de novembro de 2008.

DECLARAÇÃO MUNDIAL SOBRE A EDUCAÇÃO PARA TODOS: plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Disponível em: <http:// www.dnnet.org.br/ direitos/ sip/ onu/ educar/ todos.htm>. Acesso em: 18 outubro 2008.

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. In: CRESS/SP (Org). Legislação brasileira para o serviço social: coletânea de leis, decretos e regulamentação para instrumentação do assistente social. São Paulo: O Conselho, 2004.

FREITAS, Maria Raquel Lino de. Questão Social no Brasil: considerações sobre o papel do Estado. Ser Social, Brasília, n.16, p. 11-31.

GOMES, Catia Alessandra Pereira. Perspectivas de Trabalho para o Serviço Social no âmbito escolar. Disponível em: http://www.geocities.com/centpsimw/catiaapg1. htm. Acesso em 21 de dezembro de 2008.

LOPES, Eleni de Melo Silva. Serviço Social e Educação: As perspectivas de avanços do profissional de Serviço Social no sistema escolar público. Disponível em: http://www.ssrevista.uel.br/c-v8n2_eleni.htm Lopes/2008. Acesso em 13 de dezembro de 2008.

NOVAIS, L. C.C. et al. Serviço Social na educação: uma inserção possível e necessária. Brasília, set. 2001.p. 6-32.

QUINTÃO, André.O SERVIÇO SOCIAL E A POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO. Disponível em: http://docentes.ismt.pt/~eduardo/supervisao_estagio/documents/13_ServicoSocialnaEducacao.pdf.  Acesso em 26 de novembro de 2008.

 

83 Comentários to “O Serviço Social na Educação”

  1. Cleonice disse:

    Boa Tarde!
    Sou acadêmica do sétimo período do curso de Serviço Social no Estado do Amapá, gostaria que se puder me orientar com referências bibiograficas para o meu TCC, que terá como Tema: A interveção do Assistente Social na realidade escolar no ensino médio das escolas estaduais no bairro x em Macapá, pois no meu Estado não temos o profissional na área ainda, e por isso vou trabalhar no meu TCC apenas um embasamento teórico. Desde já agradeço

  2. Cidinha Regis disse:

    Santine, sei texto está maravilhosoooo!
    Sou assitente social e casada com um pedagogo que é totalmente a favor do serviço social na educação devido a complexidade e as demanda que o aluno trás, necessitando de um olhar interdisciplinar, segundo informações existe uma lei federal que impede a atuação de outros profissionais como assistentes sociais, psicologos e outros na educação, vcs tem esta informação? Caso seja real é muito retrogada pois vivemos em um mundo complexo que necesiista de um olhar mais amplo.

  3. rose disse:

    Ola Cidinha Regis vc poderia me informar onde eu consigo esta lei federal pois estou fazendo o segundo semestre no serviço social e tenho que fazer um artigo e eu escolhi o tema o asistente social na educação, agradeço desde ja.

  4. ANABEL disse:

    Olá Santine,
    Parabéns pelo texto.
    Sou estudante de Serviço Social e gostaria, se possível, de receber referências bibliográficas sobre o tema a inserção do assistente social na equipe multidisciplinar na área da educação, tema de meu TCC.
    Desde já agradeço.

  5. Elaise disse:

    gostaria que se puder me orientar com referências bibiograficas para o meu TCC, que terá como Tema: A interveção do Assistente Social na realidade escolar no ensino fundamental bairro x em santarém pará, pois no meu Estado não temos o profissional na área ainda, e por isso vou trabalhar no meu TCC apenas um embasamento teórico. Desde já agradeço

  6. Rosane disse:

    Olá gostei muito do seu texto, esse é o assunto de meu TCC, mas o que não consigo achar são livros sobre o assunto, poderia me ajudar? Desde já te agradeço.

  7. Adriana disse:

    Boa Tarde,

    Sou acadêmica do sexto semestre do curso de Serviço Social no Estado de São Paulo, gostaria que se puder me orientar com referências bibiograficas para o meu TCC, que terá o Tema: O Serviço Social na Educação: Inclusão de crianças deficientes nas Redes Públicas de Ensino. E não estou encontrando material teórico para trabalhar no meu TCC. Grata

  8. sisley disse:

    Bom dia !
    Sou acadêmica do oitavo período do curso de Serviço Social no Estado do Mato-Grosso, gostaria que me ajudasse me orientando com referências bibiograficas para o meu artigo, que terá como Tema: A Inserçao do Serviço Social no ensino público, pois no meu Estado não temos ainda o profissional na área , somente em escolas particulares e por isso trabalharei no meu artigo apenas um embasamento teórico. Desde já agradeço

  9. Maria Elisabete do Prado disse:

    Oi…Estou no sexto semestre de Serviço social…Em minha cidade(Taubaté) ainda não há a atuação do AS na área da Educação, mas eu gostaria de trabalhar este tema no meu TCC…Poderia me ajudar com algumas informações?Pois acho este campo bastante deficitário para nossas crianças e o aumento da violencia no ambiente de ensino aumenta a olhos vistoa..Bjs e obrigada desde j
    a…Fique com Deus..

  10. Sonia Soares disse:

    Ola a todos
    Sou acadêmica do curso de Serviço Social e gostaria de parabenizar a todos que expressam a importância do Serviço Social nas escolas, infelizmente aqui em Campo Grande MS os problemas sociais são imensos principalmente com as famílias que estão cada vez mais desestruturadas, as drogas e a violência estão tomando conta da sociedade e deixando marcas nos estudantes.

  11. Patricia disse:

    Boa Noite !!
    Adorei o seu artigo sou Assistente Social e estou concluindo minha pós, escolhi esse tema porque trabalho em uma escola publica( não atuo como AS) aqui no interior do Paraná e vejo a necessidade das AS nas escolas devido as funções que as escolas possuem a equipe diretiva não da conta da demanda e nem possuem formação para isso então gostaria de pedir indicações de bibliográfica desde já agradeço

  12. Antonio disse:

    Olá Santiane,
    Sou o professor Antonio, graduado em Letras, Assistente Social, pós graduado em Motodologia do Ensino Superior…
    Quero deixar registrado aqui o meu cumprimento em nome de todos os profissionais da educação, uma vez que diariamente nos vemos cercados das mais diversas facetas das questões sociais que envolvem a Educação. Sabemos o quão está difícil trabalhar em prol de uma educação de qualidade e emancipadora e não vemos a hora de PL’s deixarem de ser apenas projetos e se concretizarem, assim teremos uma melhora significativa no processo de ensino e resolução das questões sociais nas escolas, sendo que são nelas que podemos vislumbrar todas as questões através daqueles que as reproduzem, a saber; os alunos! Bom trabalho.

  13. Paula disse:

    Ola! Primeiramente quero dizer que amei seu texto, pois trata com clareza e objetividade o assunto que me é de interesse” O Serviço Social na Educação”.
    Gostaria de referencias bibliográficas sobre o assunto, sou estudante do 4º semestre do curso, e estou em fase de elaboração do projeto de pesquisa!
    Muito obrigada pela sua contribuição!

  14. Gildene disse:

    Ola!
    Sou estudante de serviço social e professora! Gostaria de receber referências para o me tcc, pois estarei desenvolvendo justamente na temática da atuação do assistente social na educação! Obrigada!

  15. Elisandra disse:

    Olá Parabéns pelo excelente artigo. Gostaria de receber textos, sugestões de obras, autores, sou professora da rede Municipal em Cambé e Londrina, faço 3º ano de Serviço Social e meu tema de TCC é Serviço Social na educação. Agradeço toda colaboração. Abraços

  16. irislene disse:

    oi! gostei muito do seu artigo sou estudante do5°de serviço social aqui de manaus aqui nos não termos assistente social nas escola publica gostaria de onde eu posso busca referencias bibliograficas para o meu tcc obriga!

  17. Ana Flávia disse:

    Olá, Parabéns pelo seu texto, esse é o assunto de meu artigo,faço Pó graduação em Políticas Públicas, mas consigo achar livros sobre o assunto, poderia me ajudar com referências bibliográficas? Desde já te agradeço.

  18. Andréa disse:

    Por gentileza, caso possível, gostaria de receber informações regulares sobre o tema do Serviço Social e educação, caso exista, bem como da luta no Congressso pela regulamentação.

  19. adriana das graças da silva berçot disse:

    Boa noite,se fala muito em serviço soial na educação em escolas públicas ,mais e nas escolas particuares será que as demandas não existem?como poderemos trabalhar nestes espassos?

  20. Edla disse:

    Sou estudante de Serviço Social,gostaria de obter referência acerca do Serviço Social e a inclusão de surdos no ensino regular e do EJA, demanda destes profissionais.

  21. dayany disse:

    Tenho algumas referencias bibliograficas consulte que acho que contribui para vcs..
    Piletti (1994,p.9)
    zAidam(2003,p.144)

  22. Durray Carvalho disse:

    Ola boa noite

    sou academico de serviço social e este é o meu tema de TCC gostaria de qualquer informação que enriqueça o meu trabalho.

    fico-lhe muito grato e agradeço antecipadamente pela sua ajuda

    Durray Carvalho

  23. Joice disse:

    Olá, Bom Dia! Primeiramente gostaria de parabenizar esta pérola tão bem publica. Um assunto tão falado, mas pouco apreciado por nossos governantes. Sou aluna do 5 Período do Curso de Serviço Social e como podemos perceber este assunto é algo posto em questão por todo nosso Brasil. Aqui em Manaus, não é tão diferente dos demais Estados… Infelizmente a importância do Assistente Social na área da Educação ainda não está sendo priorizado. Mas, estamos na luta pra esta conquista e acreditamos que será realizado. Este assunto será o tema do meu TCC e gostaria gentilmente que você me indicasse referencias bibliográficas que poderão me ajudar no meu trabalho final. Desde já agradeço. Sem mais; Atenciosamente: JD

  24. sandra disse:

    Bom dia ! sou assistente social e gostaria de saber o que cabe ao assistente social na escola?

  25. Angelita disse:

    Olá ANABEL!

    voce conseguiu as materias sobre a inserção do assistente social na educação. meu TCC e meu estagio será nesse tema. Por favor me ajude!

    Obrigada!

    Deus abençoe

    Angelita

  26. Luciana Queiroz disse:

    Não somente as escolas públicas que necessitam de Assistentes sociais, como nas particulares também, pois em ambas instituições, enfrentam muitos tipos de problems sociais.

  27. cláudia Fenelão disse:

    Olá,boa tarde,sou acadêmica do 8º período em Serviço Social e farei meu tcc sobre o serviço social na educação inclusiva,se você souber algumas bibliografias que fale sobre,por favor me envie estou sem material e perdida também. Agradeço desde já

  28. Lucineid disse:

    Olá, boa noite, sou acadêmica do 8° período em serviço social, e na minha cidade não tem assistente social nas escolas como faço pra me candidatar a vaga?
    Agradeço desde já a resposta

  29. Ana Cristina disse:

    Estou no 4° período do curso de Serviço Social e já penso na minha monografia: ” A inclusão que Exclui”, por favor se você souber de alguma bibliografia em que possa me ajudar ficarei agradecida.

  30. Ivoneide disse:

    OI,Parabéns pelo excelente artigo. Gostaria de receber textos, sugestões de obras, autores, faço Serviço Social e meu tema de TCC é Serviço Social na educação. Agradeço toda colaboração. Abraço

  31. Maria do rosário disse:

    Entrarei no 7º período de Serviço Social, estou em pânico, com relação ao TCC e quero falar sobre o assistente social na escola, meu foco é a municipal. Preciso de referências
    Obrigada.

  32. Andréia disse:

    Olá boa noite! Sou aluno do setimo período do Curso de Serviço Social, e meu tema para o TCC é Atuação do Serviço Social na Educação: frente as expressões da “questão social”.
    Mas estou tendo muitas dificuldades em bibliografia sobre o assunto.
    Obrigado

  33. sonia maria disse:

    Ola sou academica do setimo periodo do curso serviço social estou precisando de informaçoes bibliograficas sobre a atuaçao do assistente social na educaçao por alternancia tema de meu TCC por favor seja breve pois tenho presa. Obrigada

Comente